quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AGOSTO É ÉPOCA DE VACINAR CÃES E GATOS EM TODO PAÍS

Você que realmente ama seu bichinho de estimação e a si mesmo, deve fazer a prevenção da Raiva (doença fatal que ataca sistema nervoso central, tanto dos animais quanto das pessoas de quase todo o mundo). Entre em contato com Controle de Zoonoses de seu Estado, pois agosto é época de vacinação antirrábica. A dose é gratuita! As seringas e agulhas são descartáveis. O dono do animal recebe um comprovante de vacinação válido por um ano. Cães mais agressivos devem ser levados pelos donos presos à corrente e com focinheira. Gatos precisam ser transportados em sacolas ou caixas.


Por que agosto é o mês do cachorro louco?
As campanhas são realizadas nessa época para alertar a população, ou seja, fixar a data na cabeça de todos, sobre o perigo que a raiva representa e - embora o contágio possa acontecer durante o ano inteiro – no mês de agosto ocorre uma grande concentração de cadelas no cio em decorrência de condições climáticas. Essa situação ativa sexualmente todos os mamíferos, propiciando a transmissão do vírus.


Como a raiva é transmitida aos seres humanos?
Uma pessoa morre de Raiva em cada dez segundos no mundo. A infecção ocorre por provocado por lambidas na pele, saliva, arranhões ou mordedura de um animal contaminado - que ataca o cérebro, levando à morte. O maior transmissor da Raiva entre os animais, no Brasil, é o morcego. Os cães e gatos são os principais transmissores para os seres humanos.


E se eu for mordido por gato ou cachorro?
Primeiro lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure socorro médico.Prevenir é melhor do que remediarPara vacinar seu animal de estimação, não há contra-indicação. Todos os cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio devem ser vacinadas. Procure um veterinário ou se informe no Controle de Zoonoses da sua região onde pode levar o bicho. [GS]



Fonte: Kennelclub, A Tribuna, Merial Brasil

Nenhum comentário: